23 de dezembro de 2008


USOS E APLICAÇÕES DA TORTA DE NEEM


Como podemos utilizar a TORTA DE NEEM?
A torta deve ser utilizada na proporção de 0,7 a 2% mistura da ao sal mineral, e fornecido aos animais. Deve-se misturar a quantidade ideal de sal para fornecimento em 1 semana no maximo 15 dias.

Como é o modo de ação dos produtos do Neem?
A azadiractina, principal ingrediente ativo presente na planta, atua sobre os insetos de diversas maneiras. Os principais efeitos são:

Efeito Antialimentar – Torna o alimento impalatável; afeta a musculatura do T.G.I do inseto tornando-a flácida, comprometendo a absorção dos nutrientes levando-o a mortalidade;
Regulador do Crescimento – A Azadiractina, confunde o processo hormonal (ecdíase) e impede a troca de pele dos insetos tornando os insetos inativos, provocando deformidades e mortalidades deixando-os a mercê de ataques dos inimigos naturais.
Efeito Inibidor da Reprodução – impede a eclosão dos ovos e mata as larvas dos insetos, por sua ação hormonal, reduzindo a reinfestação das pragas; afeta a maturidade reprodutiva dos insetos, induzindo-os a morte sem reprodução; afeta a reprodução das fêmeas (inibe a postura em locais tratados) e a libido dos machos (não há liberação dos ferômonios das fêmeas).


Qual o nível de eficiência do Neem no controle de pragas agropecuárias?
Tratando-se de um produto orgânico e biodegradável, o seu efeito é diferente dos agrotóxicos sintéticos, tendo diversos modos de ação, atingindo ovos, ninfas, pupas e os adultos, por contato e por ingestão, com controle efetivo nas populações ativas (alta taxa mortalidade) e no decréscimo de gerações futuras. Em diversas pesquisas efetuadas por instituições brasileiras o nível de eficiência foi maior do que 95%.

Que pragas e doenças podem ser controladas pelo Neem?
Pragas de lavouras: lagarta do cartucho, curuquerê-do-algodoeiro, lagarta da soja, mosca branca, percevejo verde, cigarrinhas, cochonilhas, vaquinha, gafanhotos, ácaros fitófagos, moscas-das-frutas, besouros mastigadores, pulgões, tripes, bicho mineiro do cafeeiro, broca do café, brocas do tomateiro, larva minadora dos citros, larvas de besouros que se alimentam de folhas, dentre outras centenas.
Pragas de criações: pulga, piolho, carrapatos, mosca-do-chifre, berne, sarna, etc.
Doenças de plantas: sistema radicular e colo da planta (Fusarium oxysporum, Sclerotinia sclerotiorum, Rhizoctonia solani) e da parte aérea (oídio, ferrugem, míldio, manchas foliares).
Doenças de animais: coadjuvante na cicatrização de cortes, atuação como mata bicheira, além de ajudar no controle da mastite e outros.

Pode-se utilizar os extratos de Neem para uso veterinário?
Ectoparasitas:
O controle da mosca-do-chifre pode ser feito com o uso do neem, via sal mineral (adiciona-se de 0,7 a 2 % de torta de neem no sal dependendo da infestação). Pulverizar o Extrato diretamente sobre o animal, visando matar os adultos das moscas, evitar novas infestações e controlar carrapatos. Recomenda-se a pulverização de Óleo a 2% (50 ml) para cada litro de água .
Endoparasitas: O neem também atua como vermífugo, para isso utiliza-se até 2% da torta de neem adicionada ao sal mineral para controle dos endoparasitos; e também no tratamento das fezes dos animais, pois tem excelente atuação como ovicida, matando os ovos postos da mosca do chifre e outras moscas, alcançando um controle efetivo no ciclo de vida das moscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário