22 de dezembro de 2008

Carrapaticida Natural para bovinos

A Torta de Neem para uso na Pecuária

A torta de nim vem sendo utilizada também com resultados surpreendentes na pecuária. Adicionada ao sal mineral em uma proporção de 0,7 a 2% (p/p) tem sido muito eficiente no controle de ectoparasitos. Em um determinado período após o início do tratamento com a torta, o princípio ativo passa a circular na corrente sanguínea dos animais, e dos parasitos que se alimentam do sangue passam a sofrer os efeitos negativos do nim em seu organismo.
Em torno de cinco dias após serem contaminados, os carrapatos (Boophilus microplus) começam a secar e acabam morrendo no corpo dos animais. As larvas de berne (Dermatobia hominis), ao se alimentarem dos tecidos contendo os princípios ativos do nim também se contaminam e dias depois acabam morrendo.
A mosca-do-chifre (Hematobia irritans) é outro ectoparasito que também é facilmente controlado com a torta de nim. As larvas do referido inseto sugam o sangue contendo os princípios ativos do nim e morrem. O princípio ativo é ainda eliminado nas fezes dos animais e acaba matando as larvas da mosca que faz a ovoposição no bolo fecal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário